A imprensa WordPress

WordPressEsse é o primeiro post do meu blog gentilmente hospedado e movido a WordPress.com, uma das melhores plataformas de publicação pessoal em código aberto do mundo (e pra falar a verdade todas as soluções proprietárias deixam muito a desejar em comparação!).

Já virou até um chavão da imprensa tradicional tratar o formato de publicação dos blogs como uma categoria menor de sites gratuitos e pré-fabricados voltados para a produção de diários pessoais que quando não são inóquos apanhados de efemeridades contém informações a priori duvidosas e parciais – como se escrever por dinheiro por si só garantisse a imparcialidade de um veículo. Esse pretexto subestima a capacidade de discernimento dos leitores de blogs e ignora o fato de que a maioria dos blogs são feitos com interesse e não lucro.

Será que a imprensa escrita e até mesmo a mídia audiovisual estabelecida não se sentem ameaçadas pelo universo crescente de informação, entretenimento e cultura em código aberto se formando com a nova onda da Internet? Redes sociais, opensource, CMS (Content Management systems), programação Ajax, CreativeCommons, RSS – tudo isso é Web 2.0? Ainda não sei.

Mas o advento de sistemas de publicação tão poderosos e ainda assim tão fáceis de usar por usuários não-técnicos é um passo análogo ao da tipografia móvel de Gutenberg, e que coloca ao alcance de muitos um poder de comunicação como nunca se viu. E hipertexto é muito jóia!

Como jornalista estou fascinado por essas novas ferramentas da Web 2.0 e as redes de comunicação social se formando a partir delas. O D.H. blog é uma pesquisa em torno das publicações espontâneas, as redes informais de notícias e novos microeditores gerando o que se apelidou de “blogsfera”, um mundo de fluência da informação e de debates que ameaça a força de estados e o poder do dinheiro.

Pretendo também explorar neste blog em links, dicas e tutoriais o software e os meios de publicação digital em constante desenvolvimento pela comunidade opensource e empreendedores da rede e que fazem com que o blogging seja cada vez mais prático e divertido.

Keep blogging!

Comentários desativados em A imprensa WordPress

Arquivado em Ensaio

Os comentários estão desativados.